Blog
Show dos brinquedos
Senhoras e Senhores! Sejam muito bem-vindos! Desejo a todos vocês um bom dia, boa tarde ou boa noite já que eu não sei que horas vocês estão lendo isso. Meu nome é Baltazar e eu vou conduzir a leitura de vocês hoje, aqui pertinho da loja de brinquedos no Campo Belo, a Góin Góin.
Sou um brinquedo, mais especificamente, um ursinho de pelúcia. E antes de começarmos eu gostaria de deixar claro que, mesmo que o assunto seja brinquedos, ele não é para crianças. Veja bem, estou falando com você aí, pai e mãe, que prezam pela educação infantil de seu filho ou sua filha.
Eu pertenço a uma criança muito especial. Ela é deficiente auditiva, mas as vezes parece sempre escutar o que eu tenho para dizer. Por isso, estimular o aprendizado brincando com essas crianças é muito importante. E é por isso também, que o assunto de hoje são os brinquedos para crianças especiais.
Clara, a garotinha que me leva para tomar chá todos os dias e faz com que eu me sinta o ursinho de pelúcia mais especial de todos, tem um brinquedo com muita luz e vibrações para ajudá-la a com a adaptação de outros estímulos. E nada melhor do que aprender brincando e entrar e em uma loja de brinquedos e perceber que ela contém as variedades certas para todos os tipos de crianças, não é mesmo?
Então vamos conversar um pouquinho sobre esses brinquedos.
Para vocês, pais, pode até ser parecer uma bobeira, mas todos sabemos que nós, os brinquedos, melhoram e estimulam o desenvolvimentos físico e cognitivo e por isso brincar é uma atividade universal para todas crianças, independente da sua raça, idade, cor, nacionalidade e condições físicas ou social.
Quando se trata de crianças com necessidades especiais, nós temos um papel fundamental, pois eles complementam a reabilitação e é uma estimulação essencial para ajudar na recuperação ou até mesmo na criação de mecanismos adaptativos.
Um dia eu estava na minha hora da soneca, dormindo com a Clara e escutei uma conversa que a mãe dela teve com uma psicóloga. Eu sei que eu não deveria escutar a conversa alheia, mas quem iria desconfiar que um ursinho de pelúcia fofo e cor da rosa estaria fazendo isso? Enfim, eu a escutei falar que seja qual for a necessidade que a criança especial tenha, os brinquedos não devem atender suas limitações, mas sim as possibilidades e interesses de cada criança.
Devido a isso, o papel dos pais é fundamental na hora de escolher qual brinquedo levar para os filhos. Eles devem levar em consideração as preferências da criança, assim como também as habilidades e as capacidades funcionas delas. É mais importante selecionar o brinquedo de acordo com o desenvolvimento de cada criança do que com a faixa etária, pois o que vai resultar em uma sorriso largo e bonito não é apenas o brinquedo, mas a dinâmica dele.
Agora senhoras e senhores, permaneçam sentados, só não dirigindo por favor, porque eu vou dar algumas dicas de brinquedos para cada criança especial. Vou chamar nossa assistente de palco para me ajudar com isso. Por favor, uma salva de palmas para Clarissa, a Barbie mais querida de Clara!
— Seja bem-vinda Clarissa. Obrigado por ter vindo aqui hoje!
— Eu que agradeço, Baltazar. Estou muito feliz.
— Vamos começar então com os brinquedos para crianças com incapacidades motoras. O que você tem para a nós sobre isso, Clarissa?
— Primeiro eu gostaria de começar dizendo que esse assunto é muito importante e fico muito feliz mesmo em poder discuti-los com vocês hoje. Segundo eu gostaria de mostrar para vocês isso aqui.
Eu contei para vocês que Clara é deficiente auditiva, certo? Os pais dela compraram uma Barbie que vem com um aparelho auditivo no ouvido, assim como Clara usa. Nunca tinha visto a garotinha tão feliz. E é isso que Clarissa está mostrando para vocês. Uma salva de palmas, por favor!
— Obrigada pessoal!! Agora sim podemos começar. Para as crianças com incapacidades motoras, é muito interessante os brinquedos com peças fáceis de encaixar, estruturas grandes, que não fazem com que as crianças realizem movimentos muitos rápidos e devem ser de fácil acesso, aos seus recursos, teclas ou funções.
— Muito bom, Clarissa. E para as crianças com deficiência auditiva, como a nossa Clara?
— Elas conseguem brincar com os mesmos brinquedos que são oferecidos para outras crianças, como bonecas, patins, jogos de mesa entre outros. Em função do grau de surdez de cada uma, os pais podem escolher brinquedos com efeitos sonoros acompanhados de vibrações, luzes e movimentos.
— E é muito interessante que esses brinquedos disponham do controle de volume dos aparelhos auditivos e fones de ouvido para adaptá-los ao nível auditivo da criança.
— Sim sim, Baltazar. Eu estava prestes a dizer isso.
— Ah sim. Me desculpe, bela dama.
Clarissa veio até mim e me deu um beijo no meu rosto peludo.
— Já disse que eu adoro a sua cor?
— Já sim.
O bom é que não dá para vocês perceberam como eu fico corado.
Uma graça essa Clarissa.
— Continuando…para as crianças com deficiência visual, os brinquedos devem ter efeitos sonoros, assim como texturas fáceis de identificar o tato, para desenvolver os outros sentidos.
“Para finalizar, vamos falar com pouco dos brinquedos para crianças com incapacidade intelectual. As escolhas são muito amplas, tudo dependendo do nível da incapacidade. Os brinquedos de uso escolar podem ser uma opção atrativa. Já que foram pensados para facilitara aprendizagem.
— Muito obrigado, Clarissa! Tenho certeza de que você nos ajudou a esclarecer muitas coisas.
— Então minha missão está cumprida. Até logo senhores pais. Até daqui a pouco na hora do chá, Baltazar.
— Até já.
Espero que nós tenhamos ajudado a vocês a escolherem e pensaram com carinho na hora das brincadeiras dos seus filhos, pois são nessas horas em que eles mais aprendem, e o mais importe é brincar!
A campainha acabou de soar. Temos mais uma visita para o chá. Uma amiga de Clara acaba de chegar. Então eu tenho que ir, está na hora de brincar!
Até a próxima!
Áh! Antes que eu me esqueça de falar…presenteie seu filho ou sua filha com os brinquedos certos! Conte sempre com a experiência da Góin Góin Brinquedos em São Paulo para fazer os pequenos aproveitarem a vida ao máximo!
Leave a reply